segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Machado de Assis


"Ninguém escreve para si, a não ser um monstro de orgulho. A gente escreve para ser amado, para atrair, para encantar."
(Mário de Andrade)
Escolhi este trecho da fala de Mário de Andrade para justificar o meu gosto por escrever. Às vezes, não falo muito sobre o que penso, na verdade,prefiro esconder meus sentimentos, meus pensamentos, meu jeito de ser, minha vida..., talvez,eu não seja quem eu me mostro ser ou não sinta o que eu demonstro sentir. E é por isso que eu escrevo.E, gosto muito de ler também. Adoro Machado de Assis, sou uma incansável e assídua leitora de suas obras. Gosto de tudo o que ele escreveu e imagino-me conversar com seus pensamentos todas as vezes em que leio alguma coisa que ele escreveu. Tudo o que pensa, seu jeito de encarar a vida através da literatura me engrandece como pessoa. É difícil ler Machado de Assis e não gostar dele, é difícil ainda, não reler o que ele escreve. Concordo com quem lhe deu o título de Arquiteto de personalidades, porque realmente há algo especial na forma como ele constrói suas personagens e, elas nunca deixam de nos influenciar. Lamento por quem leu Machado de Assis e não se sentiu uma Capitu,uma Helena ou outra personagem qualquer dele, lamento, inclusive, quem conheceu a sua história de vida real e não se sentiu, ou quis sentir-se Carola.

"Depois... depois, querida, queimaremos o mundo,porque só é verdadeiramente senhor do mundo quem está acima das suas glórias fofas e das suas ambições estéreis. Estamos ambos neste caso; amamo-nos; e eu vivo e morro por ti."
(Trecho e uma carta escrita por Machado de Assis à futura companheira, Carolina Augusta Xavier de Novaes - Dona Carolina)

Um comentário:

Galileu disse...

Esse texto caiu como uma luva, uma vez que o propósito do blog é pra divulgação dos seus belos trabalhos. Parabéns!